Toda história tem três lados: o meu, o seu e a verdade

Antes de qualquer pensamento, vamos conversar sobre um princípio fundamental do jornalismo, onde sempre se deve ouvir, observar e colher dados de todas as partes envolvidas em uma história. No mínimo, devemos ter três fontes, como chamamos os lugares ou pessoas de onde vêm os fatos.

Agora sim, tendo isso em mente, pense comigo: todas as vezes que contamos uma história, contamos sob o nosso ponto de vista. E é isso! Então, se tem dois envolvidos serão dois lados da mesma história, que podem ser iguais ou o oposto um do outro, e o fato que de fato aconteceu. Só aqui encontramos três verdades e todas são verdades, e podem existir muito mais.

LEIA TAMBÉM: Carnaval aumenta alerta para assédios e agressões; especialista dá dicas de defesa pessoal

Ah, Claudia, mas como assim, você quer me dizer que a verdade tem muitos lados… Eu te digo que sim, a verdade tem muitos lados, como tudo na vida.

A gente não pode bater o martelo e afirmar uma coisa ou outra, principalmente quando você não é a testemunha ocular dessa história. E não falando de ser uma pessoa isentona n]ao, estou falando de verdades vista pelo ponto de vista de cada sujeito envolvido na história.
Para construirmos uma verdade, nós precisamos levar em consideração como as coisas aconteceram, como essa pessoa vive, se ela tem envolvimento emocional com o acontecimento e por aí vai… Juntam-se umas porções de senões…

Muitas vezes, os dois lados envolvidos têm razão, cada um sob sua perspectiva, mas também quem ouve tem uma bagagem que interfere nessa escuta.

Difícil demais chegar em um denominador que defina de verdade qual é a verdade. Por isso, digo que não há verdade única, mas quando a gente quer provar a nossa verdade para alguém que não está preparado ou preparada para ouvir só se gera um grande desgaste.

E eu te explico o porquê…

O gasto de energia que você imprime para observar um fato, elaborar esse fato, contar essa história e usar argumentos para que o outro entenda o que você quer dizer é gigantesco, mais ainda se você tiver que usar todo o seu poder de convencimento para o outro acreditar em você.

Aqui, a pergunta crucial é: como a outra pessoa está te ouvindo? De coração aberto ou cheia de argumentos que refutem a sua história mesmo antes de ouvi-la? Será que seu interlocutor está preparado para esse papo ou não?

De verdade, eu sempre penso que quando o papo é bom, vale a pena manter, mas se você tiver que se desgastar, acabe com essa conversa.

Ouvir é difícil e ouvir com o coração preparado para essa escuta é ainda mais difícil. E, essa escuta não tem relação nenhuma com quanto a pessoa tem de estudo ou não, é só uma questão de querer.
Hoje, a gente se desgasta conversando com alguém que está olhando para o celular, que de fato não está te ouvindo. Tenta ter um diálogo com pessoas que não estão ali de peito e ouvidos abertos, estão com os pensamentos em outra coisa, como o mundo digital, por exemplo, e cada vez mais os grupos de conversa são seletos, pequenos e fechados, porque nem todo mundo está apto para manter um diálogo de qualidade por algum tempo.

Daí, para você ser feliz e acabar com o seu desgaste, você se fecha, você vai limitando os seus diálogos com um bom livro, com uma série ou um filme ou um passeio em silêncio, solo e em paz. Lembra que aqui nesse espaço já falamos sobre como ser feliz? Ser feliz exige paz, tranquilidade, bem-estar e equilíbrio. É uma construção pessoal, íntima e que reflete na sua qualidade de vida, é abrir portas para gratidão. E como seremos gratos sem ouvir e compreender também o outro?

Acesse o nosso canal no Telegram

Acesse o nosso canal no WhatsApp

Acesse o nosso canal no Youtube

E se eu posso te dar um conselho, eu digo: não entre em conversas ou discussões que te desgastem. Não gaste o seu tempo com diálogos que são monólogos, porque o interlocutor pode estar de corpo presente, mas onde será que estará a alma? Diálogo é entre duas pessoas que querem estar ali, trocando, cruzando informações e que respeitam a opinião do outro, mesmo que seja conflitando com a sua.

Em tudo, lembre-se que FELICIDADE é uma construção e precisa de um tijolinho todos os dias para ela acontecer.

Beijo da Linda para você, até a próxima.

Autor

Marcado:

2 Comentários

  • Cada pessoa possui sua verdade moldada através do tempo, da sua vivência e de seus conceitos e aprendizado são longo do tempo de vida. Por isso as conclusões, definições e tudo o mais são diferentes de pessoas para pessoa. É muito difícil fazer todos enchergarem do mesmo jeito. Podem chegar a mesma conclusão, mas mesmo assim ainda sempre teremos problemas de acreditação. Não é simples.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *