Começo de ano é sempre cheio de ansiedades para os futuros dias que prometem acontecer. É como se houvesse uma promessa de todas as pessoas de viver dias felizes, mas será que estamos preparados para fazer virarem realidade os sonhos que projetamos para o ano novo?
LEIA TAMBÉM: Arena das Dunas cobra R$ 700 mil do Vasco por recusa em amistoso
Assim começo o nosso bate-papo de hoje, pensando em quanto de esforços temos que fazer para colocar nossos desejos em prática.
Quando você opta por criar um monte de sonhos para o próximo ano, quando faz promessas para você mesma (o) e deixa de cumprir, a quem você está frustrando? Somente a você mesma (o), e essa é uma das priores quebras de promessas que você pode fazer.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Todas as vezes que nos damos ao direito de sonhar, estarmos nos dando ao direito de construir coisas novas, de reconstruir aquilo que não está bom, mas precisa de reforma, ou ainda o direito de fazer algo que nunca se pode fazer antes. E pode ser coisa simples, como a troca de um computador até planos mais ousados, como fazer uma faculdade ou tirar de você o medo de vencer os seus próprios medos.
Parece doido, mas é mais comum do que se pode pensar.
Eu passei muitos anos com medo de escrever de novo. Sempre fui uma apaixonada por escrever, criar novas histórias e ouvi-las também, depois transformar tudo isso em textos, mas algo me atrasou.
É sério o que estou te contanto aqui, sabia? Eu, essa que ama, amará e sempre amou o ato de escrever passou por um período de violência psicológica que levou de mim o amor por escrever e colocou no lugar o medo, a ansiedade e a dúvida.
Acesse o nosso canal no Telegram
Acesse o nosso canal no WhatsApp
Acesse o nosso canal no Youtube
Estou preparando um material para postar no meu Instagram que é exatamente sobre esse medo que colocam em nós e nos paralisa, mas que dá para vencê-lo e voltar a sonhar. Um medo que é irracional, mas que te rouba esses sonhos, atrasa o seu percurso e te coloca em espera por anos, mesmo que não seja consciente, porque quem manipula ou abusa psicologicamente de alguém rouba mais que sonhos, rouba o seu poder de escolha, desviam o seu percurso… Mas jamais podem te roubar quem você é, mesmo que seja difícil de ver, você ainda está aí.
Existem alguns medos que moram dentro de nós somente, como apontou o Mito da Caverna. E talvez esse seja o pior dos medos, porque quando é de alguém de fora, mesmo que demore, um dia você estará liberto, seja por qual for o motivo, mas quando você é a pessoa que te sabota, que te afasta do seu próprio sonho, quando você diz que você não é capaz, essa é a pior das dores, o pior ladrão de sonhos. Cuidado para não ser você o motivo de seu atraso.
E por que estou falando disso logo no início do ano? Para você ter tempo de refletir e entender que dá para mudar, que dá para aproveitar esse período de promessas e prometer para você que tudo pode ser diferente e cumprir essa promessa.
É difícil? Lógico que é.
Vai conseguir facilmente? Provavelmente, não, mas é possível.
Sugiro que você conte com pessoas que podem te ajudar, mas não estou falando somente de amigos, estou falando de profissionais que são formados e treinados para te ajudar. De psicólogos a educadores, todos os profissionais que te ofereçam uma ajuda para resolver os seus medos são bem-vindos.
Lembra do meu medo de voltar a escrever? Psicóloga, terapeuta, mentora e cursos me ajudaram a voltar. Foi rápido? Não… Foi fácil? Mais fácil do que eu pensei que seria.
E aqui estou, realizando aquilo que eu nasci para fazer, ESCREVER.
Assim, desejo que a sua semana seja de sonhos, mas que você consiga também dar um primeiro passo para a realização.
Em tudo, lembre-se que FELICIDADE é uma construção e precisa de um tijolinho todos os dias para ela acontecer.
Beijo da Linda para você, até a próxima.









