Se você também já passou mais tempo rodando o catálogo do streaming do que assistindo qualquer coisa, não se preocupe: você não está sozinho. Para acabar com a indecisão, trouxe dicas de filmes baseadas em 7 situações da vida — totalmente aleatórias — e selecionei o filme perfeito para cada uma delas. Aqui, não tem spoiler: só indicações certeiras para rir, refletir, se emocionar e aproveitar o fim de semana sem perder tempo. A vida já não é um morango, e ainda passar horas para escolher um filme para assistir só piora tudo. Vamos as dicas?
Leia mais: Da Bíblia a Marx: o direito à vida (e ao morango)
1. Quando você precisa acreditar na humanidade (mesmo depois de entrar no Twitter/X).
🎬 Escritores da Liberdade (2007)
Nota da autora: 🍓🍓🍓🍓
Às vezes, fica complicado acreditar no ser humano, mas nessa dica de filme aqui, provavelmente, uma pontinha de fé vai aparecer. A premissa simples, digna de sessão da tarde, te surpreende pela delicadeza e carinho com que a história é contada. É uma boa pedida para assistir sozinha(o) ou acompanhada(o).
Baseado em uma história real, Escritores da Liberdade conta a história de Gruwell, uma professora jovem e idealista que começa a dar aula em uma escola de um bairro pobre, regrada à agressividade e violência. A tensão racial, rebeldia e falta de motivação são alguns dos fatores que dificultam a vida dos alunos. Mas Gruwell decide não aceitar isso e usa métodos diferentes para tentar ganhar a confiança dos alunos e, não só para ensiná-los, mas também para aprender com eles.
Onde assistir: Prime Video, Apple TV, Mercado Play
Classificação: +12
2. Quando a vida tá um caos e você só quer desligar o cérebro por 2 horas.
🎬 A Ilha do Medo (2010)
Nota da autora: 🍓🍓🍓🍓🍓
Que tal ficar totalmente imerso em uma história por 2 horas – e 17 minutos? Pois bem, tenho 99% de certeza de que esse filme do Martin Scorsese não vai te decepcionar. É uma obra de suspense psicológico neo-noir, estrelada por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Ben Kingsley. Preciso falar mais algo?
Em 1964, Teddy Daniels investiga um caso de desaparecimento de um assassino de um hospital psiquiátrico em Boston. Ele tem suspeitas de que lá acontecem experiências intensas (ilegais e antiéticas também) com os pacientes. Porém, ao buscar mais informações, esbarra com a resistência dos médicos para fornecer os arquivos. E, a partir daí, se eu contar mais é spoiler.
Confie em mim e assista. Esse é aquele tipo de filme que não vai te deixar esquecer do que aconteceu por um bom tempo.
Onde assistir: Prime Video, Apple TV, Claro TV+
Classificação: +16
3. Quando você está de coração partido e precisa de uma comédia romântica que te faça se sentir melhor.
🎬 Alguém Especial (2019)
Nota da autora: 🍓🍓🍓/5
Seu coração está partido e você precisa de um filme que te dê um abraço quentinho? Até que sim, mas ninguém merece ver uma história de amor quando o seu amor acabou, né amiga(o)? Por isso, essa produção da Netflix é exatamente o remédio que está precisando.
Depois de sofrer pelo término de um relacionamento longo, a Jenny resolve curtir com suas melhores amigas em Nova York. Com o objetivo de ter uma noite inesquecível, elas acabam aprendendo lições importantes sobre a vida entre roupas maravilhosas, belos drinks e muita amizade feminina.
Quem sabe nessa noite de meninas, o seu coração não começa a melhorar… vale a tentativa!
Onde assistir: Netflix
Classificação: +14
4. Quando você precisa de uma história de coragem regada a muita música.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
🎬 Burlesque (2010)
Nota da autora: 🍓🍓🍓🍓
Calma, não pula! Eu sei que nem todo mundo curte esse estilo de filme, mas esse aqui tem a Christina Aguilera e a Cher – além de ser o meu musical favorito (caso alguém queria saber). Ou seja, estão garantidas belíssimas interpretações e um vozerão digno de arrepios, além de uma história gostosa de acompanhar.
Ali foi embora com uma mala e um sonho da sua pequena cidade natal rumo a Los Angeles. Sua vontade de se tornar uma cantora a levou à boate Burlesque, especializada em shows com belas mulheres usando playback. Tess, a dona do local, nega uma chance à protagonista, que não se deixa vencer e insiste até conseguir seu local lá como garçonete. Com o tempo, ousadia e dedicação, ela finalmente consegue sua chance de subir no palco. Na cara e na coragem, mostra a todos o seu talento surreal e não deixa nenhum obstáculo entrar no caminho do seu sonho.
Está com medo de fazer algo? Imagina quem decidiu comprar uma passagem só de ida para uma cidade grande sozinha para ir atrás do seu sonho. Não só imagine, veja e aproveite.
Onde assistir: Netflix, Prime Video, Apple TV, Claro TV+
Classificação: +12
5. Quando tá com preguiça até de pensar, mas ainda quer se sentir “cult”.
🎬 Meia-Noite em Paris (2011)
Nota da autora: 🍓🍓🍓🍓
Filmes “cults” nem sempre são tão complexos e impossíveis de entender. Há infinidade de opções e hoje trouxe esse com direção e roteiro de Woody Allen. Essa é uma obra vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original de 2012. Isso por si só já é o suficiente para você dar uma chance, mas te digo também que Owen Wilson e Rachel McAdams estrelam esse filme.
Gil sempre foi muito fã de grandes escritores e seu sonho era ser um deles. Embora a vida tenha lhe feito um roteirista bem remunerado de Hollywood, isso também lhe deixou muito frustrado. Agora, ele está prestes a ir para Paris com sua noiva, Inez, e os pais dela que não o aprovarem explicitamente. E, de alguma forma, Paris lhe faz questionar o rumo da vida e reacende seu sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Segredinho: Você já viu em algum romance falar sobre “dançar às margens do Sena”? Foi esse filme que popularizou esse passeio romântico.
Onde assistir: Prime Video, Apple TV
Classificação: +14
6. Quando você precisa rir e lembrar que não é só você que tem humor de 5ª série.
🎬 Superbad – É Hoje (2007)
Nota da autora: 🍓🍓🍓/5
Se for homem, a pergunta é simples: você já viu o filme do McLovin e do gordinho ousado? Se não, pergunte pro seu pai, tio ou até pro namorado — algum deles com certeza já deu risada com isso.
Mas não me entenda mal, pode até ser que o público alvo do filme seja o masculino, mas na minha humilde opinião, esse filme é para quem tem humor de 5ª série – ou a boca suja. Por mais contraditório que pareça, essa produção é de altíssimo nível, afinal os experientes roteiristas Seth Rogen e Evan Goldberg se uniram ao também renomado diretor Greg Mottola para criar uma das comédias mais icônicas dos anos 2000.
Os amigos inseparáveis, Evan e Seth, estão terminando a escola e vão para faculdades diferentes, os obrigando a se separar. Enquanto um é amável e esperto, o outro é desbocado e obcecado pela sexualidade. Com o objetivo de encerrar essa fase em grande estilo, eles têm a missão de conseguir bebidas alcoólicas para uma festa, mesmo sendo menores de idade. A noite se transforma em uma desventura que vai te fazer rir e nunca se esquecer do famosíssimo McLovin.
Onde assistir: Netflix, Prime Video, Apple TV, Vivo Play
Classificação: +14
7. Quando a realidade tá tão doida que você só aceita mergulhar em outra pior (mas fictícia).
🎬 Bacurau (2019)
Nota da autora: 🍓🍓🍓🍓/5
Nenhuma lista de dicas de filmes estaria completa sem um representante nacional, né? E convenhamos: não existe nada mais brasileiro do que insistir em ver o copo meio cheio.
Sabe aquele momento em que você acha que tá no fundo do poço, mas descobre alguém vivendo uma realidade ainda pior e, de repente, sua vida parece menos complicada? Pois é exatamente essa sensação que Bacurau entrega. O Brasil pode estar cheio de problemas, mas pelo menos a gente não vive a distopia da pequena cidade nordestina.
Após a morte de uma das pessoas mais velhas do pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, os moradores descobrem que a comunidade não aparece mais em nenhum mapa além de uma série de cadáveres que começam a aparecer inexplicavelmente. Logo um pequeno grupo chega à conclusão de que estão sendo atacados e precisam se defender se querem sobreviver a esse inimigo desconhecido.
Onde assistir: Globoplay, Prime Video, Apple TV, Vivo Play, Claro TV+
Classificação: +16
Por hoje, é só. Espero que consigam escolher um (ou mais) filme dessa lista para aproveitar nesse final de semana.
Se você estiver passando por alguma situação que precisa de um filme perfeito, é só comentar aqui ou mandar no nosso perfil do Instagram (@portalponto360) que tentarei lhe ajudar.
A vida não é um morango. Mas ainda assim, a gente morde. 🍓
Até semana que vem!

Nem a biologia, nem a matemática conseguem provar, com certeza, a doçura de um morango — assim como a filosofia ainda não respondeu por que alguns dias são doces e outros, azedos. Nesta coluna, vamos destrinchar o cotidiano tentando deixar o azedo menos difícil de engolir e o doce mais fácil de guardar na memória.
Este é o campo de morangos mais agridoce da internet. Pegue seu morango e entre! 🍓









